O momento é ideal para contratar talentos!

Carreira, Comportamento, Estratégia

maio de 2016 | DAVID BRAGA - PRIME TALENT

Compartilhar

* David Braga

Não é novidade que há alguns meses as empresas estão se reestruturando e revendo as posições e funções. Apesar do cenário de crise, esse é o momento ideal para que as companhias busquem novos talentos, evidentemente diferenciados.

Muitas organizações passam por cortes e redução de custos por eficiência. Tal tendência mostra que diante da austeridade financeira, os executivos precisam ter maior robustez e experiência profissional, uma vez que serão exigidas competências e maior escopo de atuação, já que as empresas estão “enxugando” suas estruturas e diminuindo a quantia de profissionais, focando em maior seniorização,

Apesar de o mercado estar repleto de mão de obra disponível, a busca por talentos ainda é acirrada. E diante do atual momento econômico de manutenção, muitos talentos infelizmente acabam sendo demitidos por cortes inadequados na estrutura, simplesmente devido ao salário, muitas vezes em empresas menos estratégicas, sem uma respectiva avaliação de assessment, por exemplo.

Esse é o momento de fisgar os talentos que empresas pouco maduras acabam demitindo por vários fatores. Em tempos em que a busca por talentos diferenciados está cada vez mais acirrada, é primordial que as empresas sejam assertivas nos processos de novas contratações, trazendo para a organização os executivos que de fato façam a diferença e construam um legado de resultados positivos, onde a máxima constante é fazer sempre mais (resultados), com menos recursos (financeiros).

Além desta vertente, cada vez mais as empresas estão buscando profissionais para ocuparem posições ligadas à área de Tecnologia, Comercial, After Sales, Business Intelligence e também a processos, apoiado nos pilares da organização, com vistas a visão de futuro, planejamento estratégico, revisão de processos e prospecção de mercado.

Apesar do momento ser delicado, existem muitas oportunidades por aí.

_________

* David é Presidente e Headhunter da Prime Talent. Anteriormente, atuou na Fesa Executive Search como Business Unit Head – Director & Partner, responsável pela prática de consultoria na busca e seleção de executivos no Estado de Minas Gerais e região Centro Oeste, tendo conduzido projetos em variados segmentos da economia, para a alta gestão.