A crise é para todos, as oportunidades são para poucos

Comportamento, Estratégia, Tendência

maio de 2016 | RICARDO BARION, IVECO

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*Ricardo Barion

 

O Brasil atravessa um dos momentos mais difíceis de sua história. Não estou falando só de economia. O que acontece hoje é uma conjunção de fatores poucas vezes vista, que torna o fundo do poço cada vez mais profundo. A “tríplice coroa” que ganhamos – crises econômica, política e de confiança – fez o setor produtivo dar um passo para trás. Demissões e investimentos congelados são alguns dos destaques desse espetáculo deprimente que afeta o dia a dia de toda a população.

O mercado de transporte, por exemplo, também entrou nessa onda, se feriu gravemente e tenta juntar os cacos para retomar as vendas em patamares normais. Ok, nenhuma novidade até aqui. Mas tudo isso pode ter seu lado bom.

Com as vendas em alta, quantas vezes os executivos de uma montadora pararam para pensar se o produto que eles vendem atendem, de fato, os anseios de seus clientes? E os processos produtivos defasados, funcionavam bem na correria das linhas de montagem? Será que existia um planejamento adequado de pós-venda para proporcionar serviços de qualidade? Fabricar diversos modelos ou poucos modelos para diversas demandas?

São perguntas que agora são feitas. E as respostas serão o pontapé inicial de uma nova era. O lucro imediato dará lugar à consolidação da marca no mercado, a propaganda, com filmes criativos, dará espaço para a avaliação in loco do cliente.

Na Iveco, esse caminho sempre esteve no DNA da marca e estamos reforçando essas ações com um verdadeiro “movimento pela excelência”. Nossos esforços estão voltados para aprimorar os processos produtivos, melhorar o que já estava bom e fortalecer o que necessitava de ajustes. Estamos incrementando também nosso portfólio, para atender as necessidades dos clientes, e investindo para tornar os serviços de pós-venda cada vez mais ágeis e eficazes.

Um novo mercado surgirá das cinzas, e será de muitas cores para quem acredita que a crise é passageira de um caminhão cheio de oportunidades.

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*Ricardo Barion, paulistano, é Diretor de Marketing da Iveco para a América Latina. Graduado em Engenharia Mecânica e pós-graduado em Marketing, pela Universidade Mackenzie, Barion concluiu em 2011 o MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Mercado, pela Fundação Getúlio Vargas. Casado e pai de duas filhas, o executivo acumula sólida experiência no segmento de caminhões e ônibus com passagens por Ford e MAN/Volkswagen. Na Iveco, o executivo responde pelas áreas de Publicidade, Marketing Operacional, Eventos, Inteligência de Mercado, Preços, Treinamento Comercial, Relacionamento com Clientes e Marketing de Produto.