Por Talia Jaoui
Quando falamos em crise, pensamos imediatamente em um momento perigoso ou difícil, em desequilíbrio, em uma situação conflituosa e muita tensão.
Imaginando “crise” em um âmbito nacional, esses sinônimos se amplificam, somando alguns como desemprego, aumento de preços e falências.
Quando a crise nacional começa a ser preocupante para uma empresa, isto é imediatamente absorvido pelos seus colaboradores em forma de comportamento. Como manter-se “minimamente” calmo sem esmorecer e funcional sem nervosismos, diante de tanta pressão?
Para que a estratégia da empresa seja executada de forma milimétrica em um momento de crise, existe a necessidade do foco na solução.
A metodologia coaching colabora com este foco a partir dos desafios de se pensar em soluções diferentes. Faz parte da metodologia o questionamento sobre o “estado atual” (crise), apoiando a criação de novas opções e escolhas, com base na solução.
Este processo regula o comportamento do executivo diante da tensão de entregar resultados mesmo mergulhado na crise.
Um comportamento adequado em um momento difícil pode fazer toda a diferença quando se trata de decisões estratégicas.
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*Talia Jaoui é Master Coach Trainer da Prime Talent. Atua como mentora de coaches, tendo já formado mais de dois mil profissionais em coaching no Brasil. Possui graduação em Psicologia pela PUC SP e é autora dos livros “Quando! Quando… Quando?” e “A Revolução do Coaching”, além de ser Co-autora dos livros “A Elite do Coaching” volumes 1 e 2. Tália é Trainer em assessment DISC. Foi Master Coach Trainer das certificadoras: Association for coaching, Professional Coaching Alliance, International Association of Coaching e European Mentoring and Coaching Council. É palestrante comportamental e apresentadora do programa Conexão Comportamento no Youtube.
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Artigo também publicado no Estadão