Execução da estratégia em tempos de crise

Carreira, Coach, Comportamento, Estratégia, Gestão

junho de 2017 | TALIA JAOUI

Compartilhar

Por Talia Jaoui 

Quando falamos em crise, pensamos imediatamente em um momento perigoso ou difícil, em desequilíbrio, em uma situação conflituosa e muita tensão.

Imaginando “crise” em um âmbito nacional, esses sinônimos se amplificam, somando alguns como desemprego, aumento de preços e falências.

Quando a crise nacional começa a ser preocupante para uma empresa, isto é imediatamente absorvido pelos seus colaboradores em forma de comportamento. Como manter-se “minimamente” calmo sem esmorecer e funcional sem nervosismos, diante de tanta pressão?

Para que a estratégia da empresa seja executada de forma milimétrica em um momento de crise, existe a necessidade do foco na solução.

A metodologia coaching colabora com este foco a partir dos desafios de se pensar em soluções diferentes. Faz parte da metodologia o questionamento sobre o “estado atual” (crise), apoiando a criação de novas opções e escolhas, com base na solução.

Este processo regula o comportamento do executivo diante da tensão de entregar resultados mesmo mergulhado na crise.

Um comportamento adequado em um momento difícil pode fazer toda a diferença quando se trata de decisões estratégicas.

 

____

*Talia Jaoui é Master Coach Trainer, formada em Psicologia pela PUC-SP e é Sócia fundadora DHUMA T&D. Tália é autora dos livros “Quando! Quando… Quando?” e “A Revolução do Coaching”. É Co-autora dos livros “A Elite do Coaching” vols I e II. Atua também como palestrante Comportamental